terça-feira, 25 de agosto de 2009

A história de 3 abelinhas

Eram três abelinhas que viviam felizes. Uma vivia com metas marcadas, outra vivia na paz sem nunca se estressar e a terceira vivia com sua inseparavel melhor amiga.

Porém nada é perfeito. Nada dura pra sempre. E sempre se tem uma primeira vez.

A primeira abelinha tinha metas. As metas era alcançar seus sonhos. Era conhecer seus idolos. Após um tempo, o pai dessa abelinha deu à ela um kit com muitas coisas de seus idolos. A Abelinha descobriu um concurso que a levava a um show dos idolos dela e participou toda emocionada, pois seu pai lhe falara que ele a levaria até um pais distante para ver os idolos tocando. A abelinha não venceu o concurso, porém o pai da abelinha prometeu leva-la ao show mais proximo da colméia, comprar o novo cd da banda e, no show, coloca-la na melhor parte da arena para que ela pudesse ve-los de perto.

Assim que ela soube ficou muito feliz. Ela tinha alcançado as metas dela e ficou feliz assim durante uma semana. Após uma semana, o fato de que ela iria ao show se tornou banal. Ela sabia, agora só teria de esperar o dia... E até lá? O que ela faria?

Então a abelinha estava voando e se deparou com uma joaninha sentada num galho alto.

Joaninha: por que VOCÊ está estranha, pequena abelha?
Abelha: porque, sei lá, eu to perdida na minha própria vida.. eu não sei o que fazer...
-se explique - pediu a joaninha atenciosa.

- eu to vivendo por viver porque eu não tenho mais uma meta pra alcançar, sei lá... eu to sem vontade de fazer as coisas - respondeu a abelha pousando ao lado da joaninha.

A joaninha, frustrada, respondeu:
ufs... viver por viver... acho que não tem essa.
Você vive por viver por que não sabe achar outra desculpa ou achar alguma outra coisa pra fazer! Simples assim! Você acha que estar vivendo basta?

- não - respondeu a abelha.

Então! - falou a joaninha - Por que não muda?

Eu queria mas nao sei por onde começar... - respondeu a abelha cabisbaixa.

A joaninha pensou um pouco sobre o problema da abelha, e em seguida respondeu:
Você diz: Estou vivendo por viver e não tenho nenhuma meta a alcançar. Talvez até existam metas que nós queremos alcançar, mas talvez essas metas não passem de imaginação! Enquanto você vive entre metas, você vive em limites. E é como se desafiar a ficar dentro de um quadrado sem sair dele. Depois que você descobre que consegue, isso perde a graça e você fica com medo e perdida na hora de sair. E agora uns concelhos meia-boca, minha pequena abelha:

-Comece pelo começo. Se você não sabe onde fica o começo, comece pelo meio ou pelo final. Os fins sempre vão justificar os meios, e se você começar pelo meio esse meio se tornará o começo.
- Se você acabar fazendo alguma idiotice então ta feito! Não da pra mudar. O maximo que você pode fazer é se explicar e seguir em frente. Por que se não você vai parar, e dai você volta a se perder
- E se você quer uma meta, por que não começar com a meta viver sem fronteiras (não, isso não é propaganda da Tim)
-Pra que falar: Eu vou viver seguindo isso, isso isso e se eu não seguir eu não vou estar vivendo

-Aconteceu isso com o Ciel! Ele era tão apegado ao odio de quem matou seus pais que vendeu a alma para um demonio que o ajudaria a se vingar e iria mata-lo como pagamento. No final, se você não aprende a se desapegar e achar outros meios, você vai acabar sem saida. Vai acabar como se estivesse morta. E se precisar de ajuda, ja sabe com quem contar né? Afinal, diferente de mim, que vago sozinha, você vive numja comeia com parentes e amigos. Com mel a vontade e abrigo.

A abelinha agradesceu e perguntou a joaninha se ela gostaria de morar na coméia, porém a joaninha recusou, dizendo que ainda existem muitos incetos que precisam de conselhos meia-bocas. E então as duas seguiram caminhos diferentes.

A segunda abelinha era perfeitinha. Tinha amigos, era popular e ao mesmo tempo legal com os não populares. Usava o poder que tinha para o bem e não para oprimir aos outros. Porém, ao mesmo tempo, a abelinha era mimada. Ela cresceu com certa futilidade ao seu lado. E a vidinha perfeita dela um dia acabou...
A abelha decidiu voar um pouco. Ficar sozinha, pois estava sentindo muita raiva, e estava assustada, e então avistou um pontinho vermelho na fola de uma árvore.
Era a joaninha que havia acabado de pousar naquele galho. Agora, já bem longe da outra abelha, a joaninha olhava o sol se por tranquilamente.

Joaninha: Por que voas tão sem rumo, bela abelinha?
Abelha: Por que... Por que eu não sei o que fazer!

- Se explique, bela abelinha... - pediu a joaninha atenciosa.

- O problema é que eu mudei de colméia a pouco tempo, e estou tendo problemas na escola...
Hoje, estava todo mundo da sala conversando e o prof de matematica resolveu gritar comigo
e SÓ comigo!!!
Ele começou a falar que tinha que parar a aula pra mandar eu parar de falar (detalhe, eu tava só olhando pra minha amiga, a qual estava falando) Ele falou que eu NUNCA fazia lição, que eu NUNCA prestava atenção na aula! E a sala quieta e ele gritando COMIGO e eu odeio que gritem comigo !!
E o pior é estar todo mundo quieto escutando ele falar que você não faz nada de util... Ai tá, depois, eu fui PESSIMA na prova de Desenho Geométrico, mas eu NUNCA tive desenho geometrico na minha vida!!! A professora vem pedir pra desenhar um feng chua nao sei das quantas e eu tava psicotica com a prova de história tbm, mas ai eu,e algumas abelhas nos juntamos pra estudar, e eu fiquei mas tranquila... Mas meu, eu to me sentindo mt estranha!! Por que eu nunca fiquei estressada ao ponto de tremer e chorar... E tem uma abelha que se senta atrás de mim mas não que trocar de lugar! Eu já troquei um pote cheio de mel pra sentar no lugar dela por UM dia!!!

A joaninha pensou um pouco e logo respondeu:

- Com uma coisa você não precisa se preocuoar: Vc está normal . Afinal, todo mundo tem um acesso de raiva furia e desespero um dia. Só que as vezes eles vêm de formas diferentes. Por exemplo: os meus acessos são quando eu tenho ataques de risos enquanto choro . Agora, já que você ta com tanta raiva, põe tudo pra fora.

-chega na professora de DG e fala: Eu nunca tive DG na minha vida e você não pode me culpar por isso
-Pro professor de matematica você fala: Ta todo mudno falando e eu só estava vendo ela falar! Você não pode gritar comigo e me chamar de inutil
-Com a abelha que senta atrás de você, mande ela para qualquer lugar inadequado!
Dicas muito ruins para você, bela abelinha?

- Mas eunão tenho coragem de fakar assim com os professores. com a abelha eu ja mandei mas ela nao se importa com isso . Ela acha que os nossos lugares nao fazem diferença... E se nao fazem por que ela não troca? - respondeu a abelha num tom de indignação

- Então simplesmente não se importa com ela... Por que você quer trocar de lugar?

- É quando eu to no meu lugar, eu falo com todas as abelhas que são minhas amigas e jogo forca com elas...
-huuum... mas no caso ela também deve gostar de sentar no fundo...

-Na verdade não, pois ela não conversa com ninguém de lá...

- Bom, em todo caso, por que você não diz isso pra ela?

- Eu ja tentei... Mas ela não me ouve...

-Hum... E para os professores, ninguém é tão perfeitinho que nunca leve uma bronca. E se você levar a bronca pé por que mereceu. Mas muitas vezes as broncas são injustas, que nem no seu caso, então, bela abelinha, sempre que você levar uma bronca, faça assim :

-finja que está ouvindo atentamente
-comece a pensar em uma musica ou em qualquer coisa, enquanto presta o minimo de atenção ao que a pesoa ta falando. Olhe nos olhos do ser (se possivel) e pense consigo mesma: Há há, você ta gritando comigo e eu não to ouvindo. E se a sala toda ouviu ele gritar com você, ja passou... E se a sala é sua amiga, eles vão te apoiar e entender, pois ninguém é um santo. E lembre-se de pensar que quem está te dando uma bronca é idiota por estar falando com o nada. Isso vai te fazer sentir-se melhor. Ah, e balance a cabeça e diga: aham,. uhujm, aham, uhum

-Isso já aconteceu, você não pode fazer nada pra mjudar, então o maximo que você pode fazer é não se apegar às broncas e continuar seguindo em frente. Ignore tudo o que está te dando raiva e olha bem pro que está te fazendo feliz. Pense nos amigos que estão do seu lado
,pense nas coisas engraçadas que as pessoas ao seu redor fazem, e veja como não vale a pena ficar mal por causa de uma coisa idiota como um professor. E quando ficar mal, chore até as lagrimas secarem/acabarem, por que isso vai por todo o mal que você ta sentindo pra fora - respondeu a joaninha pensando na vida.

- Muito obrigado, tentarei me lembrar disso da próxima vez.

- Não se esqueça. Você é privilegiada por viver em uma colméia cercada de amigos e parentes, com mel para comer a vontade e abrigo para não passar frio, diferente de mim, que vivo sozinha as custas da vida.

A abelha ouviu atentamente o que a joaninha disse e a convidou para morar na colméia, porém a joaninha respondeu que não, pois devem existir outros incetos por ai precisando de ajuda.


A terceira abelha vivia sempre ao lado de sua melhor amiga. Elas eram inseparaveis, e viviam uma amizade que parecia sem fim, porém a amiga da abelha teve de se mudar. Elas continuaram mantendo contato, porém devido a alguns problemas a amiga da abelha terminou com a amizade. Após isso a abelha decidiuse isolar. Já não ria sinceramente, já não vivia a vida com o gosto de antes. Estava apegada demais a amiga para voltar a ser feliz, e então decidiu voar para longe, para bem longe de todos, e no meio desse vôo ela encontrou uma joaninha.

Joaninha: Por que estás tão triste, jovem abelha?
Abelha: Mas eu estou normal. Eu estou feliz... Não se preocupe. - falou e seguiu voando a diante.

- A lua está brilhando bastante está noite, e a luz dela me permite ver no fundo de seus olhos a tristeza que está em seu coração... - falou a joaninha seguindo a abelha.

- Você não me conhece. Pode acreditar, eu sempre fui feliz assim...

- Felicidade não significa uma voz desanimada e a pouca vontade de fazer as coisas... Um brilho triste nos olhos e uma vontade louca de afastar os outros de perto de si. - falou a joaninha. - Expliquesse - terminou atenta.

-É que a minha amiga se mudou e aconteceram uns problemas lá e do nada ela falou que nossa amizade acabou... E ela era muito pra mim... - falou a abelha.

-Hum... Sabe, jovem abelha, você está tão apegada àquela sua amizade, a qual significou mutio para você mas não deve ter significado nada para sua amiga, que não consegue mais viver...

Sinto que suas noites tem a luz do sol, enquanto os seus dias tem o fraco brilho da lua...

Talvez você esteja querendo afastar todos de si apenas para não se magoar novamente... Talvez você ainda não tenha entendido que se a pessoa que te deixou assim acabou com a grande amizade por uma pequena distancia, por um pequeno problema, essa pessoa não te merecia e nem te considerava algo tão importante como uma amiga...
Você tem chance de continuar vivendo, jovem abelha... Mesmo eu não sabendo muito sobre você, posso lhe dizer que és incrivel. E posso lhe dizer também que qualquer pessoa que mereçasua amizade não vai estraga-la tão facilmente como se estraga uma folha de papel.

Você tem tudo, jovem abelha, você tem uma colméia com parentes e pessoas que querem ser suas amigas, você têm comida e abrigo para se proteger do fri e dos perigos... E se agora você está vivendo nessa tristeza é apenas por que você não consegue se desapegar e seguir outro caminho....

Isso é algo que ja aconteceu, não da para mudar esse fato... Procure alguém mais proximo de você e desabafe, você pode fazer isso... E deixe de lado toda essa vontade de "ser feliz" para adotar a verdadeira felicidade... - falou vendo que a abelha não iria contar-lhe mais nada.

- Obrigado pelas palavras... Mas eu estou bem, sério... - falou e voou de volta à colméia.

A joaninha voltou ao seu galho e, apreciando a lua, falou para si mesma:Só hoje conheci três abelhas... Uma de manhã, uma de tarde, agora uma durante a noite... O destino está nas mãos das abelhas que ajudei... O que acontecerá a partir de agora, depois de elas terem me ouvido, eu não sei.. Só espero que elas tomem a melhor decisão possivel para serem felizes.
~-*-~

Outro dia eu estava sentada na pedra mais alta do jardim da casa d minha vó. A pedra é exatamente do meu tamanho, e meus pais estavam nos fundos da casa, longe de mim. Senti cócegas em minha mão e ao olhar vi uma joaninha vermelha com pintinhas pretas. Levantei minha mão com a pequena ainda em meus dedos e a aproximei de meu rosto. Ela, com muito prazer começou a conta a história de três abelinhas... Após terminar a história, ela olhou para mim e falou:

- Elas tinham tudo... Mas eram infelizes... Uma queria tanto ter as metas realizadas que esqueceu de olhar ao seu redor, ver o que mais o mundo tinha à lhe dar. A outra nasceu como uma pessoa perfeitinha demais e não podia impor seus pensamentos perante pessoas de poder maior e, ao ficar brava, talvez consigo mesma, teve seu primeiro acesso de furia e começou a chorar... Sentiu-se estranha, achou que estava mudando, como a primeira... Já a terceira se apegou tanto à amiga falsa que, ao perde-la, sentiu falta da amizade... Eu vivo vagando por ai, ajudando a levar sorrisos aos rostos das pessoas. Meus familiares estão longe de mim, e ao mesmo tempo perto pois sempre marco para ve-los. Sempre volto ao local de onde deixei os insetos que ajudei, para alegra-los novamente ou velos alegres... Coleciono amizades, e mesmo que as verdadeiras sejam poucas sou feliz, pois sei que elas não iriam me trair... E as vezes eu penso, como eu posso ser feliz não tendo um abrigo fixo, não tendo um amor, não tendo ninguém ao meu lado... E as vezes encontro a resposta tão facilmente quanto como encontro a pergunta... É pelo simples fato que, caso algo me aconteça eu sei com quem contar... E sei que é so eu correr até essas pessoas que estarei bem. É pelo fato de saber apreciar as coisas boas que a vida está me dando e ignorar as coisas ruins...

Em seguida, a joaninha levantou vôo com um sorriso no rosto e agradeceu a mim, pois eu a escutei...


Depois desse dia decidi seguir o caminho que essa joaninha começara. Desde aquele dia eu passei a levar sorriso ao rosto das pessoas, a me expressar e a aproveitar o que eu tenho enquanto eu tenho....

~-*-~

Essa histórinha é baseada em fatos reais. Eu, como a joaninha da história e meus conselhos meia-boca que ja ajudaram a muitas pessoas, a escrevi em homenagem a três amigas minhas. Duas que são meus chicletes, e outra que não é tão ligada a minha pessoa, porém já desabafou comigo antes... Então, vocês três, que sabem quem vocês são e quais abelhas vocês são: " O destino está nas mãos das abelhas que ajudei... O que acontecerá a partir de agora, depois de elas terem me ouvido, eu não sei.. Só espero que elas tomem a melhor decisão possivel para serem felizes."

E é isso que eu desejo a todos os meus amigos e familiares.

(Caso alguém goste dessa mensagem e queira passalá adiante, por favor, direitos autorais para Mayuga-fc o.~)

Beijos especiais para: Inaa-nee-chan, B!, Naah, D, K-chan(melhoras o.~), Glória (você sabe por que seu nome está aqui u.u) e... e... acho que é só :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário