domingo, 6 de maio de 2012

Viva sua vida, existência inexistente.

Seja o criador de sua própria história. Seja também, o personagem principal. Baseie-se na realidade à medida em que seus sonhos forem possiveis e quando eles, no plano real, não parecerem próximos de se concretizar, encha seu texto de virgulas e capitulos, não coloque um ponto final em qualquer lugar, apenas onde algo deve acabar para poder continuar a escrever, ou onde algo deve ser esclarecido e não há outra forma de ser, mas sempre há essa outra forma. Use sempre palavras novas, talvez repetidas, sim, muitas vezes repetidas, mas com significados novos, pois a cada palavra se aprende um novo valor para ela mesma. É onde um eu pode ser eu, pode ser meu, pode ser você ou pode ser nós, ou um um pode ser dois, três, quatro, pode ter 4, 5, ou 10 letras, pode ser uma unidade, ou uma peça a parte.

Deixe que os outros leiam ela, vejam como ela está ficando, nunca dispense criticas, mas também nunca as aceite. Sempre duvide! Duvide de seus sentimentos, de como você os expressou, de suas palavras, de palavras alheias, do que alguém entendeu, ou de qualquer outra coisa. Tudo estará perfeito, desde que você nunca julgue algo perfeito, pois querendo ou não, nada é perfeito. Também não se esqueça de escrever, pois deixar um leitor na mão e abandonar a si mesmo. Sim, se você desistir de sua história, muitos leitores perceberão... Você abandonou a si mesmo, desistiu de sua história. E também, nunca deixe que alguém continue sua história por você, mesmo que você tenha dado um tempo dela, cansado de escrever, lembre-se de nunca desistir e de nunca entregar a caneta para outra pessoa, por mais confiavel que ela seja. Ninguém nunca escreverá sua história como você. Ninguém nunca interpretará sua história como você. Ninguém usará palavras como você. E, acima de tudo, ninguém nunca saberá expressar, desprezar e fornecer tudo aquilo que você precisa.

Tenha sempre em mente que o gênero de sua história está em suas mãos, e também nas mãos de terceiros e quartos. Não fique confiante de que ela seguirá um rumo certo e sob controle, pois uma história monótona não atrai leitores. Saiba aproveitar coisas que você nunca escreveria, novas experiências sempre te farão mais forte. Pense que muitos dramas começam como comédia, e muitos bons romances terminam em drama. Não se fize em apenas um capitulo ou em apenas um gênero. Crie contos em sua vida, misture, saiba aproveitar. Uma boa história com um bom climax vai sim envolver rir, chorar, ter medo, duvidar. Comédia, romance, suspense, drama. Não fuja, pois as lições de moral sempre deixam os textos mais profundos.

Por ultimo, lembre-se de nunca entregar tudo mastigado para o leitor. Se ele quiser te entender, de fato, não vai ser lendo palavra por palavra como você se sente que ele vai entender, apenas se ele pensar em você, pensar como você. Sempre deixe alguma subliminariedade, uma frase incompleta, não com falta de palavras, mas com um significado em aberto. Não deixe que sua história seja só mais uma, por mais que bem escrita se ela não passar nenhuma mensagem, será só uma a mais. De que adianta um livro a mais em uma biblioteca na qual muitos terão significados mais significativos. Ninguém é obrigado a ler e aceitar um trabalho, da mesma forma que ninguém é obrigado a ler e aceitar o meu.

-by: Uma existência inexistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário